quinta-feira, 11 de março de 2010

36ª. Aniversário da Revolução dos Cravos

Se a Instauração da República trouxe ao povo português a possibilidade de eleger os seus governantes, o 25 de Abril de 1974 abriu-lhe as portas da liberdade, da democracia e do desenvolvimento, marcando o Portugal do Século XX.
Comemorando, em 2010 , o 1º. Centenário da República e o 36º. Aniversário da Revolução de Abril, o município de Fornos de Algodres deveria homenagear o povo trabalhador, os democratas e todos os homens e mulheres que têm lutado e contribuído para uma sociedade mais justa e um país mais livre.
Com esta Homenagem salientaríamos a fundamental importância de preservar o património colectivo da democracia e de defender o Poder Local Democrático.
O mês de Abril é o mês em que se comemoram importantes conquistas no âmbito dos direitos dos cidadãos, mas, acima de tudo, da liberdade.
Trata-se de um momento histórico que marcou um tempo, mas que é de todos os tempos, feito de pequenas conquistas e lutas diárias para que se mantenha efectivamente vivo na memória colectiva dos povos, falo do dia da Revolução dos Cravos.
E Porque a música está intimamente ligada à Revolução, o ponto das comemorações do 25 de Abril em Fornos de Algodres, deveria ser um espectáculo musical na noite de 24 para 25 de Abril, para assim se saudar a Revolução.
Apesar de a 25 de Abril de 1974, tudo ter mudado, Portugal ganhou um novo fôlego e as pessoas instrumentos para gozar de uma nova liberdade, volvidos 36 anos, conquistou-se a paz , a democracia, os direitos fundamentais de uma vida pública democratizada.
Mas há ainda muito por cumprir. O país não atingiu o desenvolvimento económico e o bem-estar social que todos desejávamos.
Importa pois manter vivos os ideais de Abril e o espírito da Revolução, só assim será possível conquistar os seus propósitos.

Luís Miguel Ginja da Fonseca

6 comentários:

  1. Concordo com a ideias supracitadas, lanço em repto parA que todos os os autarqcas e ex-autarcas do concelho de Fornos de Algodres, sejam homenageados.
    Sou um ex-autarca do PSD, e entendo que em Foenos de Algodres é importante dar reconhecer neste momemto quem mais pode fazer pelo concelho.
    Eu leio frequentemente este Blog.

    Nota. P-( por acaso sabem com eram tratados os de oriundos nas provincias ultramarinas?????)
    R- ( eram tratados por ......NO)
    Um Amigo de Fornos.

    ResponderEliminar
  2. O 25 de Abril é um dia Histórico na via dos Portugueses, nomeadamente naqueles que viveram na pele as graves represálias, por falarem ou pensarem para além daquilo que era permitido. Em Fornos estamos a retorcer no tempo, já que o Sr.º Presidente da Câmara quis amordaçar os opositores, apresentando uma queixa-crime, pelo facto de estes publicarem ao que julgo uma verdade. Espero que o caso seja arquivado, já que os nossos magistrados, estão acima destes conflitos e não podem fazer um favor a tal senhor como está habituado com outras entidades. Tempos do ex-25 de Abril já mais. Comemorações do 25 de Abril sempre em Fornos como se tem feito todos os Anos com um convívio na mata da ESGALHADA, espero que este ano muito mais representativa. Esperamos programa.
    PSP

    ResponderEliminar
  3. 25 de Abril, Liberdade

    Foi neste dia que se deu
    A revolução militar,
    Antes o povo português sofreu
    E foi por isso que derrubaram
    O regime político ditatorial
    Que desde 1926 vigorava em Portugal.
    A democracia renasceu
    Pondo-se fim à ditadura
    E com ela o povo português viveu,
    Exigindo a liberdade
    Que hoje ainda perdura.
    Foram liderados por capitães,
    Fortes e destemidos,
    Que pela revolução não hesitaram
    Em destruir os inimigos.
    Este golpe foi liderado
    Pelo Movimento das Forças Armadas
    Que para a sua liberdade obter
    Nunca estiveram paradas,
    Atacaram os seus inimigos,
    Disparando cravos das espingardas.
    25 de Abril
    Dia 25 de Abril
    Dia da liberdade!
    Partiram homens para a rua,
    Ficaram famílias com saudade,
    Não podiam mulheres
    Votar nem cantar,
    Os casais na rua
    Não podíam namorar,
    Passaram famílias fome,
    Foram inocentes para a prisão,
    Matavam-se pessoas que exprimiam
    A sua própria opinião.
    Depois do 25 de Abril
    Foi a liberdade eterna,
    O hino as mulheres cantavam,
    Toda gente se alegrava,
    Os casais podiam sorrir,
    As pessoas se divertir.
    Agora que somos livres
    Quero aproveitar
    A liberdade verdadeira
    Para não mais acabar!
    PSP

    ResponderEliminar
  4. So queria fazer um pequeno reparo:
    Nao foi so depois da implantacao da republica que os portugueses comecaram a eleger os seus representantes, isso ja acontecia durante a monarquia constitucional, a unica diferenca foi que deixamos de ter rei, e o presidente da republica eleito universalmente mas nem sempre!

    ResponderEliminar