domingo, 7 de novembro de 2010


Os Vereadores do Partido Socialista no Executivo da Câmara Municipal Fornos de Algodres e o Presidente da Junta de Freguesia de Fornos de Algodres, participaram no passado dia 05 de Novembro na Cidade de Mangualde, no Fórum de discussão pública, sobre o Plano Regional de Ordenamento do Território do Centro, Organizado pela Comissão de Coordenação Regional do Centro.
Neste fórum foi amplamente debatida uma visão estratégica diferenciada para o mundo rural, assim como, uma estratégia para os territórios de baixa densidade, como o Concelho de Fornos de Algodres é um Concelho com uma população reduzida e grande parte do seu território é rural, foi um fórum profícuo, na medida em que elucidou nos nossos autarcas eleitos sobre as mudanças que se avizinham.

17 comentários:

  1. Finalmente o PS de Fornos, parece que acordou e ainda bem que sim, teram que mobilizar-se, se querem realmente ser uma oposicao ganhadora!

    ResponderEliminar
  2. É verdade, mas ir a uma palestra, e o aprendizado ficar na gaveta, não é nada tem que se por em pratica, e ja vai sendo tempo de o PS justificar o apoio que teve, e mostrar o que vale

    ResponderEliminar
  3. Um Fórum de Discussão Pública não é uma palestra onde “só se ouve”, é sobretudo o sítio ideal para todos os participantes exporem ideias/ideais e reivindicarem aquilo que entendem ser o melhor para todos.
    Pelo comentário anterior, de certeza que não esteve presente na mesma, pois apesar de estarem representadas a maioria das Câmaras da Zona Centro, a CM de Fornos de Algodres não esteve presente com nenhum representantes técnico.
    Caso tivesse participado, teria ouvido a intervenção feita pelos representantes do PS que muito foi elogiada.
    Caso Vª. Exª. Conhecesse a realidade dos Órgãos Autárquicos de Fornos de Algodres, teria conhecimento que quer no Executivo da Câmara Municipal ( que reúne quinzenalmente e que a 2º. Reunião de cada mês é pública), as principais intervenções são da Vereação do PS, nas Assembleias Municipais, as UNICAS, intervenções são dos Membros Eleitos pelo PS.

    ResponderEliminar
  4. Os anónimos atrás e há direcção do PS Fornos, quero deixar aqui um desafio. Vamos apresentar ideias nas diversas valências, para serem discutidas e debatidas nos locais próprios.
    Por exemplo eu gostava de saber quanto se está a gastar no arranjo de uma rotunda em Fornos de Algodres. Qual e empresa que efectua os trabalhos, pois não está identificada, a Lei obriga a isso.
    Espero ver este assunto debatido.

    ResponderEliminar
  5. Relativamente ao Comentário anterior que é verdadeiramente pertinente cumpre-nos dar as seguintes informações:
    No dia 06 de Setembro de 2010 foi presente à Assembleia Municipal de Fornos de Algodres a 3ª. Revisão das Grandes Opções do Plano, onde entre outras aparecia a seguinte rubrica:
    “Arranjo Paisagístico da Rotunda da Zona Industrial de Fornos De Algodres”
    Financiamento Definido 107.672.46.
    O Partido Socialista Votou CONTRA, no entanto toda a bancada do PSD entendeu votar a favor, pois gastar mais de 20 Mil Contos (moeda antiga) no arranjo de uma Rotunda é para o PSD normal.
    No dia 27 do mês de Outubro (ainda as obras na dita Rotunda não tinham começado), foi aprovado com os votos a FAVOR do Partido Socialista a abertura de concurso público para a realização da empreitada de requalificação da Zona Industrial de Fornos de Algodres e área envolvente, mas solicitar à Direcção Geral das Autarquias Locais (DGAL) autorização para a realização da mesma.
    Os Vereadores do PS Votaram a favor da abertura desta Empreitada após autorização da DGAL pelos seguintes motivos.
    1- Foi sempre nosso entender que as Empresas só se instalariam na Zona Industrial de Fornos de Algodres se tivessem condições para tal, facto que actualmente não se verifica.
    2- Com a abertura de concurso público devidamente autorizado “cai por terra “ O valor proposto pela maioria PSD de mais de 100 mil euros só para o arranjo da Rotunda.
    3- A Abertura do Concurso não implica a realização da requalificação, pois a empreitada só será efectuada se houver financiamento comunitário.
    No entanto as obras da Rotunda iniciaram-se para nosso espanto no dia seguinte à reunião de Câmara, 28 de Outubro de 2010.
    Cabe aos Fornenses ajuizar sobre os reais motivos que levam a maioria PSD para num dia pretenderem Requalificar toda a Zona industrial com financiamento comunitário, e no outro dia embelezarem uma rotunda com mais de 100 mil euros do Orçamento Municipal que já é tão reduzido.

    ResponderEliminar
  6. Realmente,!! CMFA no seu melhor, o PSD deve querer atingir o topo dos endividados, deve achar que esta num lugar muito baixo na tabela.
    Esta explicação devia ser tornada publica, para alem desta forma, de outra mais abrangente, pois nem todos têm acesso á net, e todos deviam ter conhecimento,para ver se abrem os olhos. Agradeço desde ja a informação, e devo dizer que a referida retunda, esta encantadoooooooora,e plenamente justificado o seu preço;).

    ResponderEliminar
  7. Ora, aí está um assunto interessante e com participação.
    Concordo com o anónimo atrás, nem todos têm acesso à net. Os vereadores do PS, devem inteirar-se ao certo do que se está a passar e difundir este assunto, porque não, através de um comunicado à imprensa e ao público em geral.
    Mesmo assim gostava de ver mais comentários a este assunto que julgo ser de extrema importância para Fornos.

    ResponderEliminar
  8. Tudo e relativo e, enquanto para uns, e um desperdicio de dinheiro, o arranjo de uma rotunda, para outros nao e!
    Eu so digo o seguinte, se queremos tornar-nos numa opccao turistica, entao temos que mostrar-nos com um bom aspecto e ser apelativos e, as rotundas a saida da A25 sao a nossa porta de entrada!

    ResponderEliminar
  9. Os trabalhos, estão parados, será que algo está a correr mal?
    Será que a chuva, já fez crescer os pinheiros e arbustos de tal maneira que já é impossível ali trabalhar e concluir o projecto. Ou o projecto é tão complicado que terá de haver um reforço do orçamento inicial.Já não me admirava se os 100000 euros não chegassem.
    Vamos a eles militantes e simpatizantes do PS. Estão a ficar desesperados.

    ResponderEliminar
  10. E acham que com aquela "selva amazonica"conseguem atrair mais turistas?!
    Tenham dó, estavam la bem melhor as oliveiras, e concerteza bem mais economico.
    Os turistas precisam de condições,e não é por se gastarem 100.000,00€ numa retunda que começam a vir.
    Desesperados não estaram, mas muito bem não devem estar.
    Sinto alguma tristeza, pelas gentes de Fornos, não sou de lá , mas passei la alguns anos, e lembro-me de como a Nacional 16 era um lindo "postal bucolico"
    Não desistam e tenham esperança, Mangualde tambem mudou

    ResponderEliminar
  11. Ao penultimo anónimo: no que toca a promoção da nossa terra, o que é que se pode fazer com 100000€ para promover a nossa terra? certamente que encontrará outras ideias bem mais crediveis e com muitos melhores resultados. Desconfio que não seja esse o motivo que está por detrás desta obra. Aos senhores do PS, não tenham medo e denunciem esta pouca vergonha nos orgãos de comunicação social e façam circular pelo concelho um comunicado de denuncia.

    ResponderEliminar
  12. Ao anónimo das 13:55.
    Concordo quando diz que as rotundas das A25 são o postal de entrada em Fornos. Já não posso concordar consigo quando numa só rotunda são gastos 100.000.00 euros.
    Várias Câmaras Municipais, nossas vizinhas e com mais rotundas, permitiram-se fazer um enfeite muito bonito, com trabalhadores da Câmara, com muito menos gasto de água e se com certeza muito, mas mesmo muito mais baratas.
    Ser apelativos, aos turistas, para mostrar o quê e a quem? temos uma estrutura? até venderam o POSTO DE TURISMO?

    ResponderEliminar
  13. Realmente tambem acho exagerado o montante! Ja quanto ao posto de turismo, para uma melhor gestao de fundos ate concordo que esteja a funcionar no CHIFA!

    ResponderEliminar
  14. A mim já nada me surpreende vindo da parte da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, é o desespero, o desnorte do Presidente da Câmara, que uma vez mais não olha a maios para atingir os fins!
    Não sou jardineiro nem percebo nada de jardins e rotundas, no entanto meia duzia de arvores custarem mais de 20.000 contos, é um atentado ao herário publico e uma afronta aos bolsos de todos nós.

    Não desistam de denunciar estas "aberrações", pois a população confiou no partido Socialista, o qual tem que ter uma oposição atenta e responsável.

    Toda a população deve ser informada desta tremenda aberração e para tal sugiro que coloquem um "outdoor" junto a essa rotunda a dar a conhecer a toda a população o valor gasto.

    ResponderEliminar
  15. Ao anonimo das 14.02, antes de mais nem o Posto de Turismo nem o CIHAFA funcionam porque desde que mudaram a funcionária aquilo está uma nodoa,e o PT não foi vendido mas sim alugado para o amigo F.T.P
    montar uma garrafeira, o que nunca chegou a acontecer.Pois esta Camara como se pode ver pelos valores gastos não precisa de contenção...Ou sera que tambem não sabem quanto pagaram pela ilustre e representativa ZONA INDUSTRIAL DE JUNCAIS (por sinal Tambem ao amigo Inacio)

    ResponderEliminar
  16. Alguém sabe o que se passa com o concurso da obra da dita rotunda. Ouve-se que foi começado a obra antes de terem sido abertas as propostas, em carta fechada. Quem sabe.Denunciem.
    Vamos perder o medo de comunicar e reivindicar. Temos este meio para expor as nossas ideias.

    ResponderEliminar
  17. Ao anónimo das 14:31 de 13 de Novembro, o Sr.º tem razão quando dia que a E. N. 16 era um lindo "postal bucolico", hoje não o convido a lá passar, pelo menos na área a cargo da Câmara de Fornos, parece mais uma selva, com as silvas e as mimosas a entrarem pela via dentro, é uma vergonha.
    Depois não controlam os incêndios, pudera.

    ResponderEliminar